change your mood
 
🔍

Notícias

 

Acreditação da Unidade de Alergologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria

2019-08-01

Em Maio de 2019, a Unidade de Alergologia Pediátrica do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria foi acreditada pela European Training Committee – Pediatric Allergology (ETC-PA).

A Unidade de Alergologia Pediátrica foi criada em Novembro de 1974. Oferece atendimento integrado a crianças com condições alérgicas há mais de 40 anos, juntamente com atividades educacionais, de treinamento, pesquisa e extensão. A Unidade teve um papel fundamental no desenvolvimento da Alergologia Pediátrica em Portugal.

Ex-médicos da Unidade foram certificados como pediatras e imunoalergologistas desde a criação da especialidade de Imunoalergologia em 1983, e tiveram um papel fundamental na organização de atividades de alergologia pediátrica nacional e internacionalmente. Os membros da Unidade contribuíram activamente para a criação da Secção de Imuno-Alergia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria em 1985, e da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica autónoma em 2011.

A Unidade é uma das nove unidades em Portugal incluídas nos Departamentos ou Serviços de Pediatria. Pediatria certificada para fornecer formação em Imunoalergologia durante o internato de pediatria. Além disso, ofereceu formação certificada em Alergologia Pediátrica (Ciclo de Estudos Especiais) em 1995, 1997 e 2015, bem como através de cursos avançados de pós-graduação (2011-13 e 2018).
 
A Unidade possui uma experiência acumulada de mais de 20 mil casos clínicos acompanhados em ambulatório. As atividades clínicas incluem cerca de 4500 consultas anuais, com consultas diárias em alergologia, alergia alimentar e alergia a medicamentos. O seguimento de Asma Grave é realizado em colaboração com a Unidade de Pneumologia Pediátrica. Testes diagnósticos e administração de imunoterapia com alérgenos são realizados em ambulatório diariamente. Um Hospital de Dia realizado duas vezes por semana em Alergia Alimentar e Alergia a Medicamentos, para testes de diagnóstico, testes de provocação e administração de vacinas e medicamentos biológicos, é realizado em colaboração com o Departamento de Imuno-Alergologia para adultos. Tem colaborações próximas adicionais com a Unidade de Gastroenterologia Pediátrica e os Departamentos de Dermatologia e Nutrição.

 

Com o apoio
partner1